sábado, 28 de janeiro de 2012

PALAVRA DO BISPO PARA ESTE DOMINGO 29/01


Dom Matias Patrício de Macêdo
Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal
À luz de Jesus e Maria

Caríssimos irmãos e irmãs,
Quando o menino Jesus completou 40 dias de nascimento, seus pais José e Maria, levaram-no para apresentar no Templo, conforme o costume da religião judaica e para apresentar o sacrifício de louvor ao Senhor.
No Templo, eles puderam contemplar mais uma vez a glória de Deus a partir da exultação de Ana e da profecia de Simeão. Tendo já ouvido pelos pastores o que os anjos tinham proclamado – “Nasceu para vós o Salvador” – eles agora podem ouvir: “Os meus olhos viram vossa salvação”. “Esse menino será luz das nações”.
Aos poucos, o coração de José e Maria vão se fortalecendo na certeza de que Deus está, através deles e do menino Jesus, reconciliando a humanidade consigo e trazendo o tempo esperado por todos da paz e da justiça.
Ao voltar para casa, certamente comentaram entre eles tudo que ouviram e colocaram-se mais uma vez à disposição de Deus para que a vontade do Pai prevalecesse e a sua glória pudesse se manifestar.
Cuidarão de educar o menino na sabedoria humana e no conhecimento divino. Dedicarão a sua vida a protegê-lo e amá-lo. Farão com que ele descubra os valores da justiça e da fraternidade. Ajudarão a que ele possa tomar consciência de sua missão de Filhos de Deus.
Nesta semana, no dia 2 de fevereiro, seremos convidados pela Liturgia da Igreja a celebrar a Festa da Apresentação do Senhor no Templo, a contemplar aquele momento santo em que a Virgem Santíssima, com o menino nos braços, o Consagra ao Senhor.
Somos nós também chamados a consagrar a nossa vida a Deus. Somos chamados a entregar o que temos de mais precioso para que seja por Ele iluminado: o nosso coração. Devemos oferecer o culto de louvor e gratidão por todos os dons que ele tem derramado sobre nós.
Junto com a Virgem Maria somos convidados a guardar no coração a mensagem de amor e paz que o Senhor nos quer revelar. Através do que aprendemos com Nossa Senhora, somos chamados a realizar o convite do Senhor: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
Que a Festa da Apresentação do Senhor nos leve a oferecer a todos a luz de Jesus e Maria que trazemos em nosso coração.

Que Deus os abençoe agora e sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário