sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Papa: 'Recuperar valores e derrotar individualismo para superar a crise'

O papa Bento XVI recebeu ontem (12), no Vaticano, os administradores públicos da região Lazio, da qual faz parte a cidade de Roma.
 
O encontro acontece todos os anos e tradicionalmente o papa aproveita-se da ocasião para dirigir saudações pelo novo ano a todos os presentes.
 
Em uma reflexão sobre a crise econômica global, o Pontífice assinalou que o destino de cada pessoa está ligado ao de todos, e por isso é necessário recuperar e viver os valores como a acolhida, a solidariedade e a legalidade.
 

Segundo Bento XVI os desafios são múltiplos e complexos e é possível vencê-los somente na medida em que se reforçar a consciência que o destino de cada um está ligado ao de todos.
  
Sobre a crise econômica atual, o Santo Padre afirmou que pode ser também uma ocasião para a comunidade civil verificar se os valores colocados como fundamento do viver social têm gerado uma sociedade mais justa e solidária.
 
Ainda segundo o Pontífice, caso isso não aconteça, faz-se necessária uma averiguação para recuperar valores que estão na base de uma verdadeira renovação da sociedade e que favorecem uma recuperação não somente econômica, mas também atenta a promover o bem integral da pessoa humana.
 
“As raízes da crise estão em o individualismo, que obscurece a dimensão relacional do homem e o conduz a encerrar-se em seu pequeno mundo próprio, a satisfazer acima de tudo suas próprias necessidades e desejos, preocupando-se pouco de outros", afirmou.
  
De acordo com o papa, o primeiro passo para dar vida a uma sociedade mais humana é redescobrir esta relação como elemento constituinte da própria existência.
 
“O homem é um ser chamado a viver em relação, tanto com outros como com Deus, o único capaz de dar uma acolhida incondicionada e um amor infinito", acrescentou.
  
Para Bento XVI compete às instituições favorecer o incremento da consciência de que todos formamos parte de uma única realidade, fomentando os valores da acolhida, a solidariedade e a legalidade.
  
O Santo Padre também destacou o trabalho das organizações cristãs que acolhem os que migram de seus países por causa da pobreza ou da violência, e convidou os administradores a desenvolverem sistemas de plena integração na malha social, de modo que "cada um aprenderá a tratar o lugar onde reside como a “casa comum” no qual habitar e do qual cuidar, no atento e necessário respeito das leis que regulam o viver coletivo".
 
Por último, o papa acrescentou que se faz necessário promover uma cultura da legalidade, ajudando os cidadãos a compreender que as leis servem para canalizar os tantos impulsos presentes na sociedade e assim permitir a promoção do bem comum.

Informações: RádioVaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário