quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Liturgia Diaria

DIA 29 DE FEVEREIRO
1º SEMANA DA QUARESMA


Hoje a Igreja proclama em sua liturgia os textos de Jonas 3,1-10: os ninitivas se converteram de sua conduta; Salmo 50: não desprezai, ó Deus, um coração contritu e humilhado; e Lucas 11,29-32: a geração, não será dado outro sinal senão o de Jonas.

Hoje é dia da Quaresma da Fraternidade: participe de atividades promovidas pela Igreja na CF 2012. E comece a pensar num modo de se comprometer para que os cuidados com asaude publica em seu bairro sejam melhores.

Evangelho


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


 

Hoje é quarta, dia da Quaresma da Fraternidade

ORAÇÃO CF 2012




Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Liturgia Diaria

DIA 28 DE FEVEREIRO
TERÇA-FEIRA DA 1º SEMANA DA QUARESMA

As leituras da liturgia de hoje são: Isaia 55,10-11: minha palavra realiza o que eu desejo; Salmo 33:  o Senhor liberta os justos de todas as angustias; e Mateu 6,7-15: rezai assim: "Pai Nosso...".

No retiro, hoje é dia da Quaresma da caridade: comunique-se pleo meio que lhe for possivel, ou visite uma pessoa que se encontra há muito tempo afastada da Igreja. Não exija nada, mas conte o que voce está vivendo na Igreja.
Eu convido a voce a fazer a leitura orante, leia e reze com o Evangelho de São Marcos 8,27-33, faça o personagem do dialogo com Jesus. Ao final, peça mais uma vez a graça de acreditar que em Jesus Cristo o tempo se completou e que em todos nós aconteça a conversão.
Quando aceitamos o convite á conversão, começamos a conhecer jesus. O Pai o apresentou:"Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado" ( Mc 1,11 ).
Mais adiante o pai voltará a dizer:"este é meu filho amado. Escutai-o"(Mc9,7)
Todo o evangelho de São Marcos é uma apresentação de Jesus, é como um documento de identidade que deverá ser lido ate o final. Pedro lhe disse uma vez, em nome dos seus companheiros; "tu és o cristo" (Mc 8,29). Mas é só aos pés da cruz, vendo da boca de um centurião, que se pode dizer: ' Na verdade, este homem era filho de Deus!" ( Mc 15,39 ).
A fé em Jesus é certeza de que o tempo está completo. Tudo o que precisamos o Pai já ofereceu em Jesus Cristo. Sua pessoa e seu modo de agir provoquem uma conversão profunda, mudança de mentalidade, deixando tudo para tras.
O convite que faço hoje a hoje a voce é não escandalizar com Jesus. veja no evangelho de Sçao Marcos as reações das pessoas. Que sentimentos elas manifestam? Como nós reagimos diante das palavras mais dificeis e exigentes do evangelho? Escolha uma que lhe custe mais, e não a mais " bonita ", e confronte sua vida com ela.

Uma otima terça-feira de queresma

Deus os abençõe!!!

Anna Paula  






segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TERÇA-FEIRA É DIA DO TERÇO DOS HOMENS.


Amanhã terça-feira é dia de Rezar o Terço,em Devoção a Nossa Senhora,meditando os Santos Mistérios.Participe,às 19h00 na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

CONFRATERNIZAÇÃO DO GRUPO DO TERÇO DOS HOMENS

A Coordenação do Terço dos Homens,convida à todos os Integrantes do Grupo e sua Família para participarem da Confraternização,que se realizará neste Domingo(04/03/2012)a partir do meio dia na Escola Vovó Mulata.Participe ,sua presença é importante.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

A Coordenação do Terço dos Homens de João Câmara,Parabeniza os aniversariantes desta semana,desejando à todos as Bençãos de Deus e a Proteção de Nossa Senhora Mãe dos Homens.Parabéns!!!!!!


28/02  Antônio Leandro Silva


28/02  Francisco Ubirajara Gomes Bandeira


02/03  Damião Ferreira

Liturgia Diaria

DIA 27 DE FEVEREIRO
SEGUNDA-FEIRA DA 1º SEMANA DA QUARESMA


As leituras da liturgia de hoje são: Lv. 19,1-2.11-18: Julga teu proximo com justiça; Salmo 18: Vossas, palavras, é Senhor, são espirito e vida;
e Mt 25,31-46: todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmão, foi a mim que o fizestes.
Na primeira segunda-feira da quaresma da oração, lembre-se das orações mais conhecidas em sua familia, como as orações da manhã e da noite ensinadas pelos pais e avós.
O inicio da pregação do Evangelho acontece no meio do povo Israel. No deserto, João Batista aparece como uma figura solitaria. Ele é reconhecido pelo pai como se filho. Jesus é mais do que um rei, mais do que um servo, é o filho querido! João reconhece sua importancia, e Jesus tambem faz a expericnia do deserto, onde se deixa tentar por satanás. Acaba a tentação, ele não permanece no deserto. O que aconteceu serviu para apresentar Jesus como o Messias sofredor, tentado pelos homens, para que se conheça o Evangelho, cujo centro é jesus morto e ressuscitado.
 Quem quiser passar do deserto para a Galileia, do regime antigo para ia Igreja, deve escutar a voz de Jesus. " Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa Nova de Deus: Completou-se o tempo, e o reino de Deus está proximo. Converte-vos e crede na Boa Nova"
 (Mc 1,14-15 ).  O reino de Deus está proximo e ele é dom de Deus Ninguem pode ir ate elepor conta propria, mas acolhê-lo. E este reino é o proprio Jesus. Diante do anuncio, cada pessoa deve mudar o rumo de sua vida, atraves da conversão que leve a receber Jesus e sua palavra.
Leia e faça sua oração pessoal com o evangelho de São Marcos 1,1-15. Relembre as historias de conversão que marcaram sua vida ate agora, indentificando a chegada de jesus. Ele veio da Galileia, da Igreja, para entrar no deserto de sua vida e transforma-la.

Boa Leitura.
Deus Abençõe!!!

Anna Paula


domingo, 26 de fevereiro de 2012

Posse do novo Arcebispo de Natal: Dom Jaime Vieira


Após a leitura, a passagem do báculo (espécie de cajado) do pastor das mãos do então arcebispo e administrador apostólico Dom Matias Patrício de Macedo para Dom Jaime Vieira selou a entrega do governo da arquidiocese ao seu novo dirigente. "É com muita alegria e esperança, que eu te entrego Jaime, que me sucedeu em Campina Grande a gora, aqui, em Natal, que eu te entrego o cajado do pastor. O povo é seu. Assuma a responsabilidade do seu pastoreio", disse Dom Matias Patrício de Macedo, dando posse definitiva ao sexto arcebispo de Natal.

Em seguida, já na cátedra, foi descerrado o brasão com o lema do seu novo ocupante "Sei em quem acreditei". Dom Jaime foi saudado pelo padre Edilson Nobre que ressaltou o desafio de evangelizar um mundo cada vez mais urbano, o que exige maior capacidade de articulação. Em seguida, todos os padres seguiram o rito de obediência, beijando a mão do arcebispo.


Milhares de fieis, religiosos e autoridades políticas e militares participaram da cerimônia realizada na Catedral Metropolitana de Natal.











Liturgia Diaria

DIA 26 DE FEVEREIRO
PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

A Quaresma dominical tem seu ponto forte na particpação na Santa Missa. O Beato João Paulo II chamou o dia do Senhor de dia do Cristo, dia da Igreja, dia do homem, dia dos dias! Participar da Santa Missa e viver o domingo é presente de Deus, direito de todos os cristãos, antes de ser um dever. Torna-se um dever porque primeiro é dom.

As leituras dominicais são: Gn 9,8-15; Sl 24; 1Pd 3,18-22 e Mc 1,12-15.

Dedique-se a preparar bem a participação na Santa Missa, ouvindo a homilia, acolha um precioso ensinamento para viver dutante a semana. Anote-o para guardar e recordar os proximos dias.

os antigos tinham entendido o deserto como preparação para o tempo de Messias, interpretando o tesxto de Isaia 40,3-5. Era dificil pensar um caminho no meio do deserto, pois no meio do "crescente fertil", visto das terras do exilio, havia um deserto intransponivel. João Batista batizava e anunciava a conversão, ruptura com o passado de pecado, que prepara a chegada de Cristo.  Jesus aparece, recebe o batismo de João, para ser depois o Senhor do novo batismo. È le que "vê" o Espirito descendo! depois jesus vai ao deserto, como quem vai para a paixão. Dali sairá, para pregar a conversão, dirigindo-se a Galileia.

 No deserto  da vida, acolhamos o convite a preparar a acolhida ao Senhor. O que deve ser deixado para tras? Voce aceita a proposta de ir ao deserto com Jesus?

Um domingo abençoado!!!

Anna Paula


sábado, 25 de fevereiro de 2012

Retiro Popular 2012



Amados irmãos e irmãs!!!

 estamos inciando mais uma quaresma. Será uma nova aventura, com novas descobertas, para que a vida de homens e mulheres renovados no Espirito Santo seja de novo e sempre mais oferecida ao nosso tempo.
 A quaresma é uma estrada penitencial oportuna, oferecida pela Igreja, para que anulamente nos exercitemos com maior intensidade na vida cristã. Vamos aproveitar a quaresma para nos dedicar a oração, separemos pelo menos meia hora por dia para escutar e meditação da Palavra de Deus.
 Quaresma é tempo de silencio, tempo de oração, tempo de conversação, tempo de Campanha da Fraternidade.
Que esta quaresma, seja 40 dias de muita benção, que possamos tirar algumas horas para encontrar com Jesus, e aproveite para rezar todos os dias o Santo Rosario.

Nestes 40 dias, vou compartilhar junto com você, o retiro popular que estou realizando em minha vida, um encontro pessoal com Deus.

Dai-nos Senhor a graça de viver uma santa Quaresma. 

Deus abençoe você!

Anna Paula Câmara

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pe. Ivanilson participa da Abertura da CF 2012 em João Pessoa



O Pe. Ivanilson Alexandrino e o Pe. Alcimario estão em João Pessoa, participando da Abertura da CF 2012.

“Na feliz oportunidade da Campanha da Fraternidade, promovida há quase 50 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese da Paraíba, em plena comunhão com todas as Igrejas Particulares (Dioceses), e de modo fraternal e carinhoso com as do Regional Nordeste 2 da CNBB, compreendendo as 4 Províncias (Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas), acolhe a todos os representantes dessas Igrejas Irmãs, com solícita e honrosa satisfação. Nossa alegria alarga-se porque fomos escolhidos para lançar, em nossa amada João Pessoa, a nova Campanha, nos dias 24 e 25 deste mês”, afirma o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Campanha da Fraternidade 2012
Tema:
“Fraternidade e Saúde Pública”.
Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).
Assim como aconteceu em 2008, a Arquidiocese da Paraíba volta a sediar a abertura oficial da Campanha da Fraternidade no Regional NE 2 da CNBB. Em 2008 o tema era “Fraternidade e Defesa da Vida”, e o lema: “Escolhe, pois, a vida”, com o objetivo de despertar a responsabilidade sobre o grande Dom da criação divina chamando todos ao compromisso da defesa incondicional da vida.
 
Neste ano haverá três eventos:Sexta-feira, dia 24/02, às 19h30: solenidade de abertura da CF no Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Às 20h: Conferência “Saúde Pública: desafios e perspectivas”, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Às 21h: Mesa redonda mediada por Dom Fernando Saburido.
Sábado, dia 25/02, às 8h: café-da-manhã e assinatura do Protocolo de Intenção para a construção da UTI do Hospital Padre Zé, no bairro de Tambiá, na Capital. Depois, às 10h, Missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA BENTO XVI PARA A QUARESMA DE 2012



«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos
ao amor e às boas obras» (
Heb 10, 24)

Irmãos e irmãs!
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de reflectir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da » (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre actual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.
1. «Prestemos atenção»: a responsabilidade pelo irmão.
O primeiro elemento é o convite a «prestar atenção»: o verbo grego usado é katanoein, que significa observar bem, estar atento, olhar conscienciosamente, dar-se conta de uma realidade. Encontramo-lo no Evangelho, quando Jesus convida os discípulos a «observar» as aves do céu, que não se preocupam com o alimento e todavia são objecto de solícita e cuidadosa Providência divina (cf. Lc 12, 24), e a «dar-se conta» da trave que têm na própria vista antes de reparar no argueiro que está na vista do irmão (cf. Lc 6, 41). Encontramos o referido verbo também noutro trecho da mesma Carta aos Hebreus, quando convida a «considerar Jesus» (3, 1) como o Apóstolo e o Sumo Sacerdote da nossa fé. Por conseguinte o verbo, que aparece na abertura da nossa exortação, convida a fixar o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros, a não se mostrar alheio e indiferente ao destino dos irmãos. Mas, com frequência, prevalece a atitude contrária: a indiferença, o desinteresse, que nascem do egoísmo, mascarado por uma aparência de respeito pela «esfera privada». Também hoje ressoa, com vigor, a voz do Senhor que chama cada um de nós a cuidar do outro. Também hoje Deus nos pede para sermos o «guarda» dos nossos irmãos (cf. Gn 4, 9), para estabelecermos relações caracterizadas por recíproca solicitude, pela atenção ao bem do outro e a todo o seu bem. O grande mandamento do amor ao próximo exige e incita a consciência a sentir-se responsável por quem, como eu, é criatura e filho de Deus: o facto de sermos irmãos em humanidade e, em muitos casos, também na fé deve levar-nos a ver no outro um verdadeiro alter ego, infinitamente amado pelo Senhor. Se cultivarmos este olhar de fraternidade, brotarão naturalmente do nosso coração a solidariedade, a justiça, bem como a misericórdia e a compaixão. O Servo de Deus Paulo VI afirmava que o mundo actual sofre sobretudo de falta de fraternidade: «O mundo está doente. O seu mal reside mais na crise de fraternidade entre os homens e entre os povos, do que na esterilização ou no monopólio, que alguns fazem, dos recursos do universo» (Carta enc. Populorum progressio , 66).
A atenção ao outro inclui que se deseje, para ele ou para ela, o bem sob todos os seus aspectos: físico, moral e espiritual. Parece que a cultura contemporânea perdeu o sentido do bem e do mal, sendo necessário reafirmar com vigor que o bem existe e vence, porque Deus é «bom e faz o bem» (Sal 119/118, 68). O bem é aquilo que suscita, protege e promove a vida, a fraternidade e a comunhão. Assim a responsabilidade pelo próximo significa querer e favorecer o bem do outro, desejando que também ele se abra à lógica do bem; interessar-se pelo irmão quer dizer abrir os olhos às suas necessidades. A Sagrada Escritura adverte contra o perigo de ter o coração endurecido por uma espécie de «anestesia espiritual», que nos torna cegos aos sofrimentos alheios. O evangelista Lucas narra duas parábolas de Jesus, nas quais são indicados dois exemplos desta situação que se pode criar no coração do homem. Na parábola do bom Samaritano, o sacerdote e o levita, com indiferença, «passam ao largo» do homem assaltado e espancado pelos salteadores (cf. Lc 10, 30-32), e, na do rico avarento, um homem saciado de bens não se dá conta da condição do pobre Lázaro que morre de fome à sua porta (cf. Lc 16, 19). Em ambos os casos, deparamo-nos com o contrário de «prestar atenção», de olhar com amor e compaixão. O que é que impede este olhar feito de humanidade e de carinho pelo irmão? Com frequência, é a riqueza material e a saciedade, mas pode ser também o antepor a tudo os nossos interesses e preocupações próprias. Sempre devemos ser capazes de «ter misericórdia» por quem sofre; o nosso coração nunca deve estar tão absorvido pelas nossas coisas e problemas que fique surdo ao brado do pobre. Diversamente, a humildade de coração e a experiência pessoal do sofrimento podem, precisamente, revelar-se fonte de um despertar interior para a compaixão e a empatia: «O justo conhece a causa dos pobres, porém o ímpio não o compreende» (Prov 29, 7). Deste modo entende-se a bem-aventurança «dos que choram» (Mt 5, 4), isto é, de quantos são capazes de sair de si mesmos porque se comoveram com o sofrimento alheio. O encontro com o outro e a abertura do coração às suas necessidades são ocasião de salvação e de bem-aventurança.
O facto de «prestar atenção» ao irmão inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual. E aqui desejo recordar um aspecto da vida cristã que me parece esquecido: a correcção fraterna, tendo em vista a salvação eterna. De forma geral, hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos. Na Igreja dos primeiros tempos não era assim, como não o é nas comunidades verdadeiramente maduras na fé, nas quais se tem a peito não só a saúde corporal do irmão, mas também a da sua alma tendo em vista o seu destino derradeiro. Lemos na Sagrada Escritura: «Repreende o sábio e ele te amará. Dá conselhos ao sábio e ele tornar-se-á ainda mais sábio, ensina o justo e ele aumentará o seu saber» (Prov 9, 8-9). O próprio Cristo manda repreender o irmão que cometeu um pecado (cf. Mt 18, 15). O verbo usado para exprimir a correcção fraterna – elenchein – é o mesmo que indica a missão profética, própria dos cristãos, de denunciar uma geração que se faz condescendente com o mal (cf. Ef 5, 11). A tradição da Igreja enumera entre as obras espirituais de misericórdia a de «corrigir os que erram». É importante recuperar esta dimensão do amor cristão. Não devemos ficar calados diante do mal. Penso aqui na atitude daqueles cristãos que preferem, por respeito humano ou mera comodidade, adequar-se à mentalidade comum em vez de alertar os próprios irmãos contra modos de pensar e agir que contradizem a verdade e não seguem o caminho do bem. Entretanto a advertência cristã nunca há-de ser animada por espírito de condenação ou censura; é sempre movida pelo amor e a misericórdia e brota duma verdadeira solicitude pelo bem do irmão. Diz o apóstolo Paulo: «Se porventura um homem for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi essa pessoa com espírito de mansidão, e tu olha para ti próprio, não estejas também tu a ser tentado» (Gl 6, 1). Neste nosso mundo impregnado de individualismo, é necessário redescobrir a importância da correcção fraterna, para caminharmos juntos para a santidade. É que «sete vezes cai o justo» (Prov 24, 16) – diz a Escritura –, e todos nós somos frágeis e imperfeitos (cf. 1 Jo 1, 8). Por isso, é um grande serviço ajudar, e deixar-se ajudar, a ler com verdade dentro de si mesmo, para melhorar a própria vida e seguir mais rectamente o caminho do Senhor. Há sempre necessidade de um olhar que ama e corrige, que conhece e reconhece, que discerne e perdoa (cf. Lc 22, 61), como fez, e faz, Deus com cada um de nós.
2. «Uns aos outros»: o dom da reciprocidade.
O facto de sermos o «guarda» dos outros contrasta com uma mentalidade que, reduzindo a vida unicamente à dimensão terrena, deixa de a considerar na sua perspectiva escatológica e aceita qualquer opção moral em nome da liberdade individual. Uma sociedade como a actual pode tornar-se surda quer aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida. Não deve ser assim na comunidade cristã! O apóstolo Paulo convida a procurar o que «leva à paz e à edificação mútua» (Rm 14, 19), favorecendo o «próximo no bem, em ordem à construção da comunidade» (Rm 15, 2), sem buscar «o próprio interesse, mas o do maior número, a fim de que eles sejam salvos» (1 Cor 10, 33). Esta recíproca correcção e exortação, em espírito de humildade e de amor, deve fazer parte da vida da comunidade cristã.
Os discípulos do Senhor, unidos a Cristo através da Eucaristia, vivem numa comunhão que os liga uns aos outros como membros de um só corpo. Isto significa que o outro me pertence: a sua vida, a sua salvação têm a ver com a minha vida e a minha salvação. Tocamos aqui um elemento muito profundo da comunhão: a nossa existência está ligada com a dos outros, quer no bem quer no mal; tanto o pecado como as obras de amor possuem também uma dimensão social. Na Igreja, corpo místico de Cristo, verifica-se esta reciprocidade: a comunidade não cessa de fazer penitência e implorar perdão para os pecados dos seus filhos, mas alegra-se contínua e jubilosamente também com os testemunhos de virtude e de amor que nela se manifestam. Que «os membros tenham a mesma solicitude uns para com os outros» (1 Cor 12, 25) – afirma São Paulo –, porque somos um e o mesmo corpo. O amor pelos irmãos, do qual é expressão a esmola – típica prática quaresmal, juntamente com a oração e o jejum – radica-se nesta pertença comum. Também com a preocupação concreta pelos mais pobres, pode cada cristão expressar a sua participação no único corpo que é a Igreja. E é também atenção aos outros na reciprocidade saber reconhecer o bem que o Senhor faz neles e agradecer com eles pelos prodígios da graça que Deus, bom e omnipotente, continua a realizar nos seus filhos. Quando um cristão vislumbra no outro a acção do Espírito Santo, não pode deixar de se alegrar e dar glória ao Pai celeste (cf. Mt 5, 16).
3. «Para nos estimularmos ao amor e às boas obras»: caminhar juntos na santidade.
Esta afirmação da Carta aos Hebreus (10, 24) impele-nos a considerar a vocação universal à santidade como o caminho constante na vida espiritual, a aspirar aos carismas mais elevados e a um amor cada vez mais alto e fecundo (cf. 1 Cor 12, 31 – 13, 13). A atenção recíproca tem como finalidade estimular-se, mutuamente, a um amor efectivo sempre maior, «como a luz da aurora, que cresce até ao romper do dia» (Prov 4, 18), à espera de viver o dia sem ocaso em Deus. O tempo, que nos é concedido na nossa vida, é precioso para descobrir e realizar as boas obras, no amor de Deus. Assim a própria Igreja cresce e se desenvolve para chegar à plena maturidade de Cristo (cf. Ef 4, 13). É nesta perspectiva dinâmica de crescimento que se situa a nossa exortação a estimular-nos reciprocamente para chegar à plenitude do amor e das boas obras.
Infelizmente, está sempre presente a tentação da tibieza, de sufocar o Espírito, da recusa de «pôr a render os talentos» que nos foram dados para bem nosso e dos outros (cf. Mt 25, 24-28). Todos recebemos riquezas espirituais ou materiais úteis para a realização do plano divino, para o bem da Igreja e para a nossa salvação pessoal (cf. Lc 12, 21; 1 Tm 6, 18). Os mestres espirituais lembram que, na vida de fé, quem não avança, recua. Queridos irmãos e irmãs, acolhamos o convite, sempre actual, para tendermos à «medida alta da vida cristã» (João Paulo II, Carta ap. Novo millennio ineunte , 31). A Igreja, na sua sabedoria, ao reconhecer e proclamar a bem-aventurança e a santidade de alguns cristãos exemplares, tem como finalidade também suscitar o desejo de imitar as suas virtudes. São Paulo exorta: «Adiantai-vos uns aos outros na mútua estima» (Rm 12, 10).
Que todos, à vista de um mundo que exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor, sintam a urgência de esforçar-se por adiantar no amor, no serviço e nas obras boas (cf. Heb 6, 10). Este apelo ressoa particularmente forte neste tempo santo de preparação para a Páscoa. Com votos de uma Quaresma santa e fecunda, confio-vos à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e, de coração, concedo a todos a Bênção Apostólica.

Arquidiocese de Natal empossará o novo Arcebispo



A Arquidiocese de Natal empossará, no próximo domingo, 26 de fevereiro, o sexto Arcebispo: Dom Jaime Vieira Rocha. A celebração acontecerá, na Catedral Metropolitana, e contará com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis, da Arquidiocese de Natal, e, também de outras Diocese, como Caicó (RN) e Campina Grande (PB).

Às 8h30, Dom Jaime chegará à Catedral Metropolitana de Natal e será recepcionado pelo pároco, Padre Aerton Sales. Logo após, haverá o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregará ao Arcebispo as chaves da cidade. No mesmo local, Dom Jaime será saudado pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.
Depois, Dom Jaime será conduzido até à Capela do Santíssimo Sacramento, no interior da Catedral. Após momento de oração, ele se paramentará para o início da celebração da missa.

No Rito Inicial da celebração, o chanceler da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, apresentará as ?Letras Apostólicas? (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal). O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano. Após, o novo Arcebispo será saudado pelo Padre Edilson Soares Nobre. Em seguida, todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. Depois, a missa segue o rito normal. No final, haverá a leitura da ata da posse.
Quem é o sexto Arcebispo de Natal?

Dom Jaime Vieira Rocha, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha, nasceu aos 30 de março de 1947, na cidade de Tangará (RN). Cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP; Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? UFRN; IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ; e Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália. Ordenou-se Padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal; e nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, no dia 29 de novembro de 1995; Ordenação episcopal, no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo então Papa João Paulo II. Lema episcopal: ?Scio cui credidi? (Sei em quem acreditei).

Antes do Episcopado, foi pároco da Paróquia de São João Batista, de Pendências; membro da Comissão Regional das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs; coordenador diocesano de CEBs, em Natal; Reitor do Seminário de São Pedro, em Natal; vigário episcopal para as pastorais sociais; coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo - ECC.

Foi Bispo de Caicó (RN), de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande (PB), de 2005 a 2011; nomeado pelo Papa Bento XVI para Arcebispo de Natal, em 21 de dezembro de 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira (PB); foi Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família; Vice-Presidente do Regional Nordeste 2, que abrange os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas; e atualmente é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LITURGIA DIARIA - 23/ 02 / 2012

DIA 23 - QUINTA-FEIRA
DEPOIS DAS CINZAS

Deus nos deixa livres para escolher entre as coisas que promovem a vida e as que a destroem. Quem escolhe o caminho da vida está optando por Cristo e pode encontrar opsição e perseguição. Assumamos com coragem, neste tempo quaresmal, o compromisso com a saude e a vida do povo.

1º Leitura ( Dt 30,15-20 )

Salmo (1 )
È feliz quem a Deus confia!

Evangelho ( Lucas 9,22-25 )


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO



Meus Caríssimos Irmãos e Irmãs ...

Estamos saindo de um tempo forte, que é o tempo comum, e entrando em um outro tempo, que é o tempo da santa quaresma. Convido a todos vocês a adentrarem nesse tempo tão rico, onde podemos viver um momento propocionado por Nosso Senhor, de muitas mudanças, verdadeira conversão, tempo do homem novo. Abramos nosso coração, não endureçamos, e ouçamos sua doce voz, que nos chama a viver a vida nova de Cristo. Eterno é seu amor por nós .

"Deus se faz pobre e humilde por amor a nós, na Pessoa de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Não O encontramos se não estivermos dispostos a se inclinar... A nossa impotência confina na onipotência de Deus. Junto aos nossos limites, Deus está a nossa espera... quando não sabemos mais como seguir adiante, lá está Deus ... !"

Abramos nosso coração, nesse tempo forte e favorável, para abraçarmos nossa Salvação!!! Santa Quaresma.

Ir. Maria Pacífica da Santa Mãe de Deus , osc

Fiéis lotam igreja pra missa de cinzas


Foi nesta quarta (22) pela tarde, na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, realizada a missa de quarta-feira de cinzas celebrada pelo Padre Edvan. Durante a missa, os católicos foram marcados com um sinal de cinzas na testa.

Ao final da missa o Padre deu alguns avisos: no primeiro domingo de março, terá início a Campanha da Fraternidade que terá esse ano como tema, FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA.




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

'Que a saúde se difunda sobre a terra'

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, desde 1964, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma.
 Neste ano, a Igreja propõe como tema da campanha ‘A fraternidade e a Saúde Pública’, e como lema ‘Que a saúde se difunda sobre a terra’.
O grande objetivo é sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não tem acesso à assistência de Saúde Pública condizente com as suas necessidades e dignidade.
A Igreja, nessa quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da Saúde Pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte.

E, ao mesmo tempo, exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado.

Neste ano a iniciativa tem como lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8) e os católicos são convidados a refletir sobre o tema. Por isso, confira a Oração da Campanha deste ano e faça a sua parte, rezando todos os dias:

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.


 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL ..TAMBÉM É DIA DO TERÇO



A COORDENAÇÃO DO GRUPO TERÇO DOS HOMENS AVISA QUE HAVERÁ A REZA DO SANTO TERÇO,NESTA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL(21/02) E CONVIDA À TODOS À PARTICIPAREM ÀS 19h00 NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS.

FIQUE DE OLHO!


CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Com o tema: Fraternidade e a Saúde Pública e o lema: "Que a saúde se difunda sobre a Terra" (Eclo 38,8), a campanha de 2012 quer refletir sobre a realidade da saúde no Brasil, em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos doentes e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

LITURGIA DIARIA - 19 / 02 / 2012

DIA 19 - DOMINGO
7º SEMANA COMUM

A eucaristia que celebremos é o ponto alto da misericordia e do perdão de Deus. Em cada celebração, Jesus nos restaura plenamente: ele nos cura por dentro e por fora e nos ensina a ser solidarios com os sofredores.

1º leitura ( Isaia 43,18-19.21-22.24-25 )

Salmo (40 )
Curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!

2º leitura ( 2 Corintios 1,18-22 )

Evangelho ( Marcos 2,1-12 ) 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa.
2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.
5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”.
6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando; ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.
8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando em seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda?’
10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ao paralítico: — 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa!”
12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Palavra da Salvação.
Gloria a vós Senhor!!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Brasil tem novo Cardeal: Papa Bento XVI nomeia Dom João Braz de Aviz



O Brasil tem mais um Cardeal. O Papa Bento XVI entregou nas mãos de Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida de Apostólica, o barrete cardinalício.

Em entrevista especial concedida a Rádio Vaticano, Dom João Braz falou sobre o papel de um cardeal.

“Uma das coisas mais bonitas para mim é o relacionamento – que não é de muitas palavras com o Santo Padre – mas a relação do olhar, da reação que ele tem quando se encontra conosco e esse ano isso cresceu muito. Agora, o que muda é que recebi oficialmente uma missão que, em certo sentido, já estava exercendo. Mas agora, com essa iniciativa do Santo Padre, da criação de novos cardeais, a gente sente que é confirmada essa confiança. A nós é dado, em mãos, um instrumento para o diálogo com os outros irmãos que estão trabalhando em outras áreas da igreja e qualifica mais o que nos estamos fazendo. Vai crescendo dentro da gente essa consciência que temos que estar atento a missão, que tem uma consequência na igreja, naquilo que fazemos. A gente toma uma consciência maior". 

Dom João Braz lembrou que sua experiência em Roma o ajudou a ter referências para que pudesse aceitar esse novo desafio.

“ Foi bom que isso aconteceu um tempo depois de eu chegar a Roma porque antes eu não tinha visão nenhuma de como se moveria este trabalho dentro da Cúria Romana, dentro das várias necessidades que vão aparecendo. Agora, depois de um ano, já tenho alguns pontos de referência e já sabemos também como medir os relacionamentos. Sempre em função da missão que a gente tem. E uma conversão pessoal também”, finalizou.

Com informações da Rádio Vaticano

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Santuário Nacional:
twitter.com/padroeira
 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

LITURGIA DIARIA - 18 / 02 / 2012

Sábado, 18 de Fevereiro de 2012
6ª Semana Comum


Evangelho  ( Marcos 9,2-13 )


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.
4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.
6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”
8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.
10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para pôr tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado?
13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




FALTA 1 DIA PARA O I RETIRO DOS ADORADORES




I RETIRO DE CARNAVAL DOS ADORADORES
19 – 21 DE FEVEREIRO DE 2012

TEMA: Sede santos, porque eu sou Santo.” (I Pedro 1,16)

Pregadores:       Coordenador da comunidade de vida Éfeso e mais dois integrantes

PROGRAMAÇÃO
Domingo: 19/02/2012
07h            – Missa na Igreja Matriz.
08h30m   – Momento de louvor.
09h            – 1ª Pregação: Deus Caritas Est (O amor cristão).
10h            – Celebração Penitencial.
12h            – Almoço.
14h            – Momento de louvor.
14h30m   – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
16h            – 2ª Pregação: Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia).
17h            – Santo Terço.
17h40m   – Encerramento das atividades do dia.
Segunda-feira: 20/02/2012
08h            – Laudes (Oração da Manhã).
08h30m   – Momento de louvor.
09h            – 1ª Pregação: A Igreja: Corpo Místico de Cristo.
10h            – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
12h            – Almoço.
14h            – Momento de louvor.
14h30m   – 2ª Pregação: O Espírito Santo e a Igreja.
15h30m   – Santo Terço.
16h            – Santa Missa.
17h            – Intervalo.
17h30       – Show-louvor.
19h            – Encerramento das atividades do dia.
Terça-feira: 21/02/2012
08h            – Laudes (Oração da Manhã).
08h30m   – Momento de louvor.
09h            – 1ª Pregação: A Efusão do Espírito Santo.
10h            – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
12h            – Almoço.
14h            – Momento de louvor.
14h30m   – 2ª Pregação: Somos Missionários da Igreja viva de Cristo no Espírito Santo.
15h30m   – Santo Terço.
16h            – Santa Missa com oração de cura e libertação.
18h            – Encerramento do Retiro.
Confissão e Aconselhamentos:
Domingo:           Das 9h – 10h.
Segunda:            Das 14h30m – 16h.
Terça:                   – Das 14h30m – 16h

TERÇO DOS HOMENS NAS FAMÍLIAS...









Hoje o Grupo do Terço dos Homens de nossa Paróquia se reuniu, para rezar o Santo Terço na casa da Família do senhor Valdomiro Cícero Maximiliano(In Memoriam), na rua  29 de Outubro,por ocasião do 7º ano de Vida Eterna do mesmo.Vários Homens do Grupo estiveram presentes como também familiares ,amigos e vizinhos  juntos rezaram o Terço.Veja as fotos. .