sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Falta 3 dias !!!


Evangelho do dia 28/09/2012

Evangelho (Lucas 9,18-22)
Sexta-Feira, 28 de Setembro de 2012 
25ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 
 
Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 
20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 
22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
 
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Reflexão !!!

 
CORRIGIR-SE EM GRUPO
 
 
Somos assim.
 Pregador da fé não gosta de ser corrigido nem pelo seu melhor amigo, muito menos por alguém menos culto e menos santo do que ele. É por isso que poucos pregadores se atrevem a pregar aos colegas pregadores. Se falar do padre que bebe, ou do pastor que faz milagres falsos não será ouvido. Ele também tem seus pecados.
Se falar do padre ou pastor que exagera na arrecadação será ridicularizado. Se falar de afetos de mundanidade, de vulgaridade de relações suspeitas com homens, de pedofilia, de moças, não será ouvido. Sabe lá se ele também não tem suas misérias!
O medo de corrigir o outro e de aceitar correção nos torna ainda mais sujeitos ao erro. Nossos telhados de vidro nos acovardam. Mas frota de aviões nas quais nenhum corrige seus pequenos desvios de rota corre o risco de espatifar-se na montanha. Não cai apenas um avião.
 Caem muitos!
 

Pe. Zezinho, scj 
 
 

8 anos do Grupo Terço dos Homens


Na ultima terça-feira (26), o Grupo Terço dos Homens comemorou 8 anos de fundação.
Com a oração do Santo Terço, a qual agradeceram a Deus e a Nossa Senhora Mãe dos Homens pelo crescimento do grupo. 
Participaram 141 homens. Graças a Deus !!!
Após o Santo Terço dos integrantes tiveram uma surpresa com o bolo oferecido pelos coordenadores.

fotos: Anna Paula e Marcelo





 Aniversariantes e Ex-Coordenadores





PARABENS A TODOS OS HOMENS
 QUE FAZEM PARTE DO GRUPO.

CONVIDEM MAIS AMIGOS PRA PARTICIPAR E 
REZAR O SANTO TERÇO.





 


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A liturgia é uma fonte preciosa para crescer na oração, diz Papa


Nesta quarta-feira, 26, o Papa Bento XVI deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre a oração. Reunido com os fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa recordou que a primeira escola para a oração, como visto ao longo dessas semanas, é a Palavra de Deus. Ele acrescentou que há uma outra fonte preciosa para crescer na oração: a liturgia.

“Há agora um outro precioso ‘espaço’, uma outra preciosa ‘fonte’ para crescer na oração, uma fonte de água viva em estreitíssima relação com a anterior. Refiro-me à liturgia, que é um âmbito privilegiado no qual Deus fala a todos nós, aqui e agora, e atende a nossa resposta”.

Recorrendo ao que diz o Catecismo da Igreja Católica, o Papa lembrou ainda que, na tradição cristã, a palavra “liturgia” significa que o Povo de Deus participa da obra de Deus, “porque o povo de Deus como tal existe somente por obra de Deus”.

O próprio Concílio Vaticano II iniciou seus trabalhos com a discussão sobre a sagrada liturgia. Com isso, o Papa disse que o Concílio trouxe de modo muito claro o primado de Deus, a sua prioridade absoluta.

“Onde o olhar sobre Deus não é determinante, todas as outras coisas perdem a sua orientação. O critério fundamental para a liturgia é a sua orientação para Deus, para poder assim participar da sua obra”.

Sobre a possível pergunta acerca de qual seria esta obra da qual somos chamados a participar, Bento XVI explicou que a resposta da Constituição conciliar sobre a sagrada liturgia é aparentemente dupla: uma diz que a obra de Deus são as suas ações históricas, que levam à salvação, culminada na Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A outra resposta define a própria celebração da liturgia como “obra de Cristo”.

“Na verdade, esses dois significados são inseparavelmente ligados. Se nos perguntamos quem salva o mundo e o homem, a única resposta é: Jesus de Nazaré, Senhor e Cristo, crucificado e ressuscitado”.

Por fim, o Papa enfatizou que só vivemos e celebramos bem a liturgia se permanecemos em atitude de oração. Ele finalizou exortando os fiéis a rezarem para que sejam cada vez mais conscientes de que a Liturgia é ação de Deus e do homem.

“ Rezemos ao Senhor para sermos cada dia mais conscientes, de fato, de que a Liturgia é ação de Deus e do homem; oração que vem do Espírito Santo e de nós mesmos, inteiramente voltada ao Pai, em união com o Filho de Deus feito homem (cfr Catecismo da Igreja Católica, n. 2564)”.


fonte: canção nova


Terço dos Homens na Festa de São Cosme e São Damião












Evangelho do dia 26/09/2012

Evangelho (Lucas 9,1-6)
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012 
São Cosme e São Damião
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
 
 

Terço dos Homens na Festa de Nossa Senhora das Dores










terça-feira, 25 de setembro de 2012

Falta 6 dias para a III Moto Romaria



CAMISETAS A VENDAS NA DROGARIA UNIÃO COM DADAI, AO PREÇO DE 20,00.

 

Papa fala de ética na política

VATICANO_-_Papa_a_Castelgandolfo 

O Papa Bento XVI recebeu na manhã do sábado, 22 de setembro, na Sala dos Suíços, na residência Apostólica de Castel Gandolfo os 110 participantes do encontro do Comitê Executivo da Internacional Democracia-Cristã. Na ocasião, ele afirmou que é no espírito de confiança e sem desânimo que o compromisso civil e político pode receber novo estímulo e impulso na busca de um sólido fundamento ético.

No seu discurso o Papa recordou que se passaram 5 anos do último encontro e neste tempo o compromisso dos cristãos na sociedade continuou a ser vivaz fermento para melhorar as relações humanas e condições de vida. Este compromisso não deve conhecer flexões ou limites, mas ao contrário deve ser ampliado com renovada vitalidade, levando em consideração, em certos casos, o agravamento dos problemas que enfrentamos.
Destaque cada vez mais crescente – disse o Papa - assume a atual situação econômica, cuja complexidade e gravidade justamente preocupa, mas diante da qual o cristão é chamado a agir e a se exprimir com espírito profético, capaz de colher nas mudanças em andamento a incessante e misteriosa presença de Deus na história, assumindo assim com realismo, confiança e esperança as novas emergentes responsabilidades. “A crise obriga-nos a projetar de novo o nosso caminho, a impor-nos novas regras e a encontrar novas formas de compromisso, tornando-se assim uma oportunidade de discernimento e de novo planejamento”.
É neste espírito, com confiança e sem desânimo – disse Bento XVI - que o compromisso civil e político pode receber novo estímulo e impulso na busca de um sólido fundamento ético, cuja ausência no campo econômico contribuiu para a atual crise financeira global. A contribuição política e institucional que os senhores dão não poderá, portanto, limitar-se a responder às necessidades urgentes de uma lógica de mercado, mas deve continuar a assumir como central e essencial a busca do bem comum, como também a promoção e proteção da inalienável dignidade da pessoa humana.
Em seguida o Papa afirmou que, infelizmente são muitas e rumorosas as ofertas de respostas imediatas, superficiais e de breve respiro às necessidades mais fundamentais e profundas da pessoa.
Os âmbitos nos quais se exercita este decisivo discernimento são precisamente os concernentes aos interesses mais vitais e delicados da pessoa, ali onde se fazem as escolhas fundamentais inerentes ao sentido da vida e busca da felicidade. Tais âmbitos, por sua vez, não são separados, mas profundamente ligados, e exite entre eles um contínuo respeito da dignidade transcendente da pessoa humana, enraizada no seu ser imagem do Criador e fim último de toda justiça social autenticamente humana.
O respeito pela vida em todas as suas fases, desde a concepção ao fim natural – com consequente rejeição do aborto procurado, da eutanásia e de toda prática eugenética – é um compromisso que se entrelaça de fato com o do respeito pelo matrimônio, como união indissolúvel entre um homem e uma mulher e como fundamento da comunidade de vida familiar.
É na família, “fundada no matrimônio e aberta à vida”, que a pessoa experimenta a partilha, o respeito e o amor gratuito, recebendo ao mesmo tempo – da criança enferma, ao ancião – a solidariedade que necessita. E é ainda a família que constitui o principal e mais incisivo lugar educativo da pessoa, através dos pais que se colocam ao serviço dos filhos para ajudá-los a crescer da melhor forma possível. A família, célula originária da sociedade, é portanto raiz que alimenta não só cada pessoa, mas também as bases da convivência social.
E o Papa adverte: um autêntico progresso da sociedade humana não poderá deixar de lado políticas de tutela e promoção do matrimônio e da comunidade, políticas que cabem não só aos Estados mas também à Comunidade Internacional, para inverter a tendência de um crescente isolamento da pessoa, fonte de sofrimento e de insensibilidade seja para o indivíduo seja para a própria comunidade.
O Papa chamou ainda a atenção para o fato de que “se é verdade que a defesa e a promoção da dingidade da pessoa humana são responsáveis os homens e mulheres de qualquer conjunta da história”, é também verdade que tal responsabilidade concerne de modo particular àqueles que são chamados a desempenhar um papel de representação. Eles, se animados pela fé, devem ser “capazes de transmitir às gerações futuras razões de vida e de esperança”.
Da CNBB

Evangelho do dia 25/09/2012

Evangelho (Lucas 8,19-21)
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2012 
25ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 
 
Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
 
 
 
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Hoje é dia do Terço




Nesta terça-feira é dia de Rezar o Santo Terço, a coordenação convida todos os Homens para participar às 19h00 na Igreja Matriz deste momento de Fé.

Salve Maria, nossa Mãe e Rainha.

 

Aniversariantes da Semana

A Coordenação do Grupo Terço dos Homens parabeniza esta semana os irmãos aniversariantes.

*Jorge Xavier Pereira    25/09

*Washington Aguiar     26/09

*José Justino Lima       29/09

Que Deus os abençoe com muitos anos de vida e Nossa Senhora Mãe dos Homens os ampare.

Contagem regressiva, faltam 7 dias para a III Moto Romaria


domingo, 23 de setembro de 2012

CONVITE !!




A coordenação do grupo terço dos homens, convida a todos os integrantes a participarem da Festa de São Cosme e São Damião, na travessa Armando Seabra, seremos noiteiros no 2º dia do triduo, a celebração começa as 19hs...


Contamos com a presença de todos !!!





Evangelho do dia 23/09/2012

Evangelho (Marcos 9,30-37)
Domingo, 23 de Setembro de 2012 
25º Domingo Comum
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
 
 
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará. 
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 
33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”
34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”
36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”. 
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.
 
 

Palavra de Dom Jaime para este domingo 23/09

PALAVRA DO ARCEBISPO
Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal
 
 
À Palavra de Deus corresponde a fé do homem
 
Irmãos e irmãs no Senhor Jesus, o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra ensina que "a Deus que se revela, devemos prestar a obediência da fé. A Ele que, ao falar, se doa, o homem, ao escutar, entrega-se, livre e totalmente pela adesão da fé". Isso implica, da parte da comunidade e de cada fiel, uma resposta plena a uma proposta de total comunhão com Deus e de adesão à sua vontade. Esta atitude de fé e comunhão será manifestada, em cada encontro com a Palavra, na pregação viva e na leitura da Bíblia: "Deus fala aos homens como a amigos para convidá-los e recebê-los em comunhão com Ele. Nos Livros Sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro dos seres humanos através do seu Filho pelo Espírito Santo e conversa com eles".

Podemos compreender que a Revelação é comunhão de amor, que a Escritura, frequentemente, exprime com o termo "aliança" (Gen 9,9; 15,18; Ex 24,1-18; Mc 14,24). A fé diz, pois, respeito à Palavra de Deus em todos os seus sinais e linguagens. É uma fé que, em virtude da ação do Espírito Santo, recebe da Palavra uma comunicação de verdade; uma fé que reconhece à Palavra a prerrogativa de ser estímulo primário para uma conversão eficaz, luz para responder às muitas perguntas da vida do fiel, guia para um reto discernimento sapiencial da realidade, solicitação para 'praticar' a Palavra (Lc 8,21), e não só para ler ou proferir, e finalmente fonte permanente de consolação e de esperança. Disso resulta que, na lógica da fé, o fiel deve estar aberto para reconhecer e garantir o primado da Palavra de Deus na própria vida, recebendo-a como a Igreja a anuncia, compreende, explica e vive.

Nesse sentido, temos Maria como modelo de acolhimento da Palavra de Deus. Como filha exemplar de Israel, no caminho de penetração do mistério da Palavra de Deus, Maria de Nazaré, a partir do acontecimento da Anunciação, torna-se mestra e mãe da Igreja e modelo vivo de todo o encontro pessoal e comunitário com a Palavra, que ela acolhe na fé, medita, interioriza e vive (Lc 1,38; 2,19.51; At 17,11). Maria, com efeito, escutava e meditava as Escrituras, associando-as às palavras de Jesus e aos acontecimentos que ia descobrindo na sua história. Ela sabe olhar à sua volta e vive as urgências do quotidiano, ciente de que o que recebe do Filho como dom é um dom para todos.

A Virgem ensina a não sermos espectadores de uma Palavra de vida, mas a tornarmo-nos participantes, deixando-nos guiar pelo Espírito Santo que habita em todo aquele que crê. Ela 'glorifica' o Senhor, ao descobrir na sua vida a misericórdia de Deus, que a faz 'bem-aventurada', porque "acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor" (Lc 1,45). Convida, além disso, todo fiel a fazer próprias as palavras de Jesus: "Felizes os que acreditam sem ter visto" (Jo 20,29). Maria é a imagem do verdadeiro orante da Palavra, que sabe guardar com amor a Palavra de Deus, transformando-a em serviço de caridade, para manter acesa a lâmpada da fé no quotidiano da existência.

Assim, convido todos os fiéis da nossa Arquidiocese a tomarem parte na escola de Maria, na escuta atenta da Palavra de Deus, prontos para dizerem sim a Deus, estando constantemente ao lado de Jesus, Nosso Senhor e Salvador.