segunda-feira, 29 de abril de 2013

Terça-Feira - dia de encontro do terço dos homens

Nesta terça-feira 30/04, é dia de louvar e rezar junto com grupo Terço dos Homens, na Igreja Matriz as 19hs.
 
Convide seu vizinho, irmão, primo, amigo e vamos agradecer a Deus e Maria pelas maravilhas e graças na nossa vida.
 

Estamos esperando sua presença!!!


Deus abençõe!!!
 
 

Padre da diocese de Bauru (SP) é excomungado por atacar a fé católica




A diocese de Bauru (SP) enviou um comunicado aos fiéis a respeito do padre Roberto Francisco Daniel, conhecido como padre Beto. O sacerdote causou polêmica em nome da "liberdade de expressão". Confira, na íntegra, o comunicado:

Comunicado ao povo de Deus da diocese de Bauru

É de conhecimento público os pronunciamentos e atitudes do reverendo padre Roberto Francisco Daniel que, em nome da "liberdade de expressão" traiu o compromisso de fidelidade à Igreja a qual ele jurou servir no dia de sua ordenação sacerdotal. Estes atos provocaram forte escândalo e feriram a comunhão eclesial. Sua atitude é incompatível com as obrigações do estado sacerdotal que ele deveria amar, pois foi ele quem solicitou da Igreja a graça da ordenação. O bispo diocesano com a paciência e caridade de pastor, vem tentando há muito tempo diálogo para superar e resolver de modo fraterno e cristão esta situação. Esgotadas todas as iniciativas e tendo em vista o bem do Povo de Deus, o bispo diocesano convocou um padre canonista perito em Direito Penal Canônico, nomeando-o como juiz instrutor para tratar essa questão e aplicar a "lei da Igreja", visto que o padre Roberto Francisco Daniel recusa qualquer diálogo e colaboração. Mesmo assim, o juiz tentou uma última vez um diálogo com o referido padre que reagiu agressivamente, na cúria diocesana, na qual ele recusou qualquer diálogo. Esta tentativa ocorreu na presença de 5 (cinco) membros do conselho dos presbíteros.

O referido padre feriu a Igreja com suas declarações consideradas graves contra os dogmas da fé católica, contra a moral e pela deliberada recusa de obediência ao seu pastor (obediência esta que prometera no dia de sua ordenação sacerdotal), incorrendo, portanto, no gravíssimo delito de heresia e cisma cuja pena prescrita no cânone 1364, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico é a excomunhão anexa a estes delitos. Nesta grave pena o referido sacerdote incorreu de livre vontade como consequência de seus atos.

A Igreja de Bauru se demonstrou Mãe Paciente quando, por diversas vezes, o chamou fraternalmente ao diálogo para a superação dessa situação por ele criada. Nenhum católico e muito menos um sacerdote pode-se valer do "direito de liberdade de expressão" para atacar a fé, na qual foi batizado.

Uma das obrigações do bispo diocesano é defender a fé, a doutrina e a disciplina da Igreja e, por isso, comunicamos que o padre Roberto Francisco Daniel não pode mais celebrar nenhum ato de culto divino (sacramentos e sacramentais, nem mais receber a Santíssima Eucaristia), pois está excomungado. A partir dessa decisão, o juiz instrutor iniciará os procedimentos para a demissão do estado clerical, que será enviado no final para Roma, de onde deverá vir o decreto.

Com esta declaração, a diocese de Bauru entende colocar "um ponto final" nessa dolorosa história.

Rezemos para que o nosso padroeiro Divino Espírito Santo, "que nos conduz", ilumine o padre Roberto Francisco Daniel para que tenha a coragem da humildade em reconhecer que não é o dono da verdade e se reconcilie com a Igreja, que é "Mãe e Mestra".

Bauru, 29 de abril de 2013.

Por especial mandado do bispo diocesano, assinam os representantes do conselho presbiteral diocesano.

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

domingo, 28 de abril de 2013

Maria ensina o que é viver no Espírito Santo, lembra Papa no Regina Coeli

 Maria ensina o que é viver no Espírito Santo, lembra Papa no Regina Coeli

Ao término da Santa Missa na qual crismou 44 pessoas neste domingo, 28, Papa Francisco rezou a oração mariana do Regina Coeli. Aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, o Santo Padre lembrou que a Virgem Maria ensina o que significa viver no Espírito Santo e acolher a novidade de Deus na vida.

Recordando que Maria invocou o Espírito aos Apóstolos no Cenáculo, Francisco explicou que cada vez que os fiéis se reúnem em oração, são apoiados pela presença espiritual da Mãe de Jesus para receber o dom do Espírito e ter a força de testemunhar Jesus ressuscitado.
“Isso o digo de modo particular a vocês, que hoje receberam a Crisma: Maria ajude-vos a estarem atentos àquilo que o Senhor vos pede, e a viver e caminhar sempre segundo o Espírito Santo!”, disse.
O Santo Padre saudou afetuosamente todos os peregrinos presentes e dirigiu uma oração especial pelas vítimas do desabamento de uma fábrica em Bangladesh. “Exprimo a minha solidariedade e profunda proximidade às famílias que estão de luto pelos seus entes queridos e dirijo do fundo do coração um forte apelo, a fim de que seja sempre protegida a dignidade e a segurança do trabalhador”.

Fonte: Canção Nova Notícias

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Confirmada a visita do Papa Francisco em Aparecida


O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, confirmou nesta quarta-feira a visita do Santo Padre ao Santuário Nacional em Aparecida (SP).

Gasbarri, acompanhado pelo Núncio Apostólico, dom Giovanni D’ Aniello, e outros representantes da comitiva responsável pela visita do Pontífice ao Brasil, estiveram reunidos no Santuário Nacional para acertar detalhes dos possíveis itinerários da passagem do Papa Francisco ao santuário mariano.

Estavam presentes na reunião, entre outros, o arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, o bispo auxiliar, dom Darci Nicioli, o arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ (COL), dom Orani João Tempesta, e representantes das Forças Armadas e da Polícia Federal.

Em entrevista ao Portal A12, dom Raymundo afirmou que Alberto Gasbarri “ficou impressionado pelo que viu, uma vez que já conhece Aparecida”.

O cardeal afirmou que o Santo Padre irá a Aparecida, mas ainda não há confirmação da data e da programação: “Podemos confirmar que o Santo Padre virá a Aparecida. A divulgação oficial da visita do Santo Padre, tanto no Rio de Janeiro como em Aparecida, será feita em maio, quando teremos essa informação oficial”.

O arcebispo de Aparecida falou também sobre a alegria que a visita do Pontífice despertará nos devotos da Mãe Aparecida: “Creio que os devotos da Mãe Aparecida, da Campanha dos Devotos e todos os brasileiros estarão felizes com essa visita e acorrerão para Aparecida para acolher e receber o Santo Padre, o papa Francisco, que irá trazer sua palavra e sua bênção”.

O programa oficial da viagem do Papa ao Brasil será divulgado no dia 7 de maio.

Fonte: Rádio Vaticano / Foto: CNBB

Da redação do Portal Ecclesia.
 
 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Papa aos jovens: Não enterrem os talentos!

 
O Papa Francisco fez hoje uma enérgica exortação aos jovens presentes na Praça de São Pedro e com eles aos do mundo inteiro, alentando-os a não enterrar seus talentos e a sonhar sempre com grandes ideais que alargam o coração.

Refletindo na parábola dos talentos, o Santo Padre disse que hoje em dia, em meio da crise, "é importante não se fechar em si mesmo, enterrando o próprio talento, as próprias riquezas espirituais, intelectuais, materiais, tudo aquilo que o Senhor nos deu, mas abrir-se, ser solidários, ser atentos ao outro".

"Na Praça, vi que há muitos jovens: é verdade isto? Há muitos jovens? Onde estão? A vocês, que estão no início do caminho da vida, pergunto: já pensaram nos talentos que Deus deu a vocês? Já pensaram em como podem colocá-los a serviços dos outros? Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles ideais que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os vossos talentos".

O Papa disse também que "a vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas nos é dada para que a doemos. Queridos jovens, tenham uma grande alma! Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!"

Isto, acrescentou o Santo Padre, "nos diz que a espera pelo retorno do Senhor é o tempo de ação – nós estamos no tempo de ação – , o tempo no qual colher os frutos dos dons de Deus não para nós mesmos, mas para Ele, para a Igreja, para os outros, o tempo no qual procurar sempre fazer crescer o bem no mundo".



Fonte: ACI Digital 

Da redação do Portal Ecclesia.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Médicos do Vaticano aprovam o segundo milagre de João Paulo II

 



O processo de canonização do Papa João Paulo II está procedendo a passos largos e já se fala que ele poderá ser proclamado santo no próximo mês de outubro. Na semana passada, a consulta dos médicos da Congregação das Causas dos Santos reconheceu como inexplicável uma cura de uma mulher atribuída ao bem-aventurado João Paulo II.

O possível milagre deverá ser aprovado também pela comissão de teólogos e cardeais, levando o Papa polonês a ser reconhecido santo em tempo recorde, em apenas oito anos desde sua morte.

O processo é realizado em discrição. Em janeiro deste ano, o postulador da causa, monsenhor Slawomir Oder, apresentou para um parecer preliminar uma cura milagrosa à Congregação vaticana dos Santos. Dois médicos da consulta vaticana examinaram previamente este novo caso, dando ambos um parecer favorável. Então toda a prática foi apresentada oficialmente ao dicastério, que o inseriu imediatamente na agenda dos trabalhos.

Na semana passada, houve debate de uma comissão de sete médicos e o parecer foi favorável. É evidente a vontade da Congregação para as Causas dos Santos, que tem o aval também de Papa Francisco, em terminar todo o processo com a canonização do Papa polonês.

Em maio, será realizada a congregação dos teólogos e dos cardeais da Congregação para as Causas dos santos e, em junho, o consistório ordinário com a aprovação do Papa.

Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

Responsável pelas viagens do Papa afirma que a agenda de Francisco para a JMJ será adaptada

 



O responsável pelas viagens internacionais do Papa Francisco, Alberto Gasbarri, chegou ao Rio de Janeiro, nesta terça-feira, às 5h30. A vinda ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Gasbarri participou de reunião a portas fechadas com o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013 (COL), dom Orani João Tempesta, o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello, representantes dos governos federal, estadual e municipal, no Palácio São Joaquim. Em seguida, às 10h30, a reunião foi ampliada com a participação de diretores do COL e outros representantes de órgãos federal, estadual e municipal, no auditório da arquidiocese.

Gasbarri agradeceu os esforços de todas as esferas de governo e dos voluntários. Disse que está acompanhando o trabalho para a realização da JMJ Rio 2013. "Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o Papa", afirmou. "Tínhamos uma túnica sob medida para o Papa e, agora, precisamos fazer outra". "Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade".

Antes de vir ao Rio, Gasbarri, afirmou ele, apresentou o programa da JMJ ao Sumo Pontífice. Ele garantiu que a primeira viagem internacional do Papa será o Brasil e o "foco do programa" será o Brasil, o Rio de Janeiro e a JMJ Rio 2013. "Vamos adaptar a agenda e seguir sua sensibilidade", afirmou.

Gasbarri confirmou a participação do Papa nos atos centrais da JMJ (cerimônia de acolhida ao Papa, Via Sacra, em Copacabana, vigília e missa de envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). O primeiro ato central da JMJ é a missa de abertura, presidida por dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa.

Na tarde, ele visitou locais que devem integrar a agenda. Para dom Orani, a Jornada representa um "horizonte vasto que se abre diante de todos para servir ao mundo". "Teremos jovens católicos, judeus, muçulmanos, evangélicos, de várias nacionalidades, idiomas, de países em guerra, todos vivendo como irmãos. Nosso trabalho deve marcar o futuro de muita gente".

Assessoria de Imprensa da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Da redação do Portal Ecclesia..
 
 
 

Arquidiocese e GRECOM lançam autobiografia do Monsenhor Expedito

Arquidiocese de Natal e o Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lançam a segunda edição do livro “Pelos Caminhos do Potengi”, uma autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. O lançamento acontece na próxima sexta-feira, 26, às 19 horas, no auditório da Casa da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, localizada na Av. Senador Salgado Filho, 2860, no bairro de Lagoa Nova, Natal.

Na ocasião, acontecerá uma mesa redonda, com o tema “Os ensinamentos do Profeta das Águas”, em homenagem ao Monsenhor Expedito, que foi pároco de São Paulo do Potengi por cerca de 50 anos e faleceu em 16 de janeiro de 2000.  O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; a Dra. Maria da Conceição Xavier de Almeida, coordenadora do GRECOM da UFRN; e o Prof. Manuel Carlos Chaparro, da Universidade de São Paulo, serão os debatedores da Mesa.

Capa do Livro "Pelos Caminhos do Potengi"

terça-feira, 23 de abril de 2013

Blog chega ao 24 mil acessos

Bom Dia Espírito Santo!!!!

Acordamos hoje agradecendo a Deus e a Maria, pelos 24.000 acessos no nosso blog.


Com o seu acesso, voce pode evangelizar, através das leituras, fica sabendo das notícias de nossa paróquia e da Arquidiocese de Natal, e mais ainda fica sabendo sobre o nosso Grupo Terço dos Homens.

Que com as benção de Jesus e Maria, cresce forte.

Só nos resta agradecer, e dizer obrigado pelo seu acesso, e dizer que continue acessando.


Deus e Maria abençõe!!!!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Terça-Feira - dia de encontro do terço dos homens



Nesta terça-feira 23/04, é dia de louvar e rezar junto com grupo Terço dos Homens, na Igreja Matriz as 19hs.


Vamos agradecer a Deus pelas maravilhas e graças na nossa vida.
 

Estamos esperando sua presença!!!


Deus abençõe!!!





Nossa Senhora Desatadora de Nós: uma devoção mariana do cardeal Bergoglio

 



Jorge Mario Bergoglio, desde que era cardeal, sempre respondeu "pessoalmente" a todas as cartas que recebia, e na resposta, sempre colocava uma imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós. "Com esta mesma imagem, fazia as felicitações de Natal, de Páscoa. E foi a imagem que usou para distribuir quando de sua ordenação episcopal". É o que conta o reitor da catedral de Buenos Aires, padre Alejandro Russo, numa entrevista à Rádio Vaticano.

"O Papa - explica padre Russo - quando era sacerdote jesuíta passou um período na Alemanha para estudar, e ali em uma Igreja, encontrou a imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós. Levou alguns santinhos para Buenos Aires e começou, a cada carta que escrevia, colocar uma imagem da Virgem junto às cartas. Com o tempo uma pintora argentina ofereceu-se para fazer uma cópia da imagem encontrada na Igreja alemã, para colocá-la na capela da Universidade do Salvador. Nesta capela, a Virgem tinha a devoção e a simpatia de muita gente", contou.

"Certamente não foi o cardeal Jorge Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, a inspirar a colocação do quadro neste lugar, mas foi ele a inspirar a devoção, pois sempre, até quando saiu de Buenos Aires, sempre colocava, junto à imagem da Virgem, uma de São José".

Fonte: Rádio Vaticano

Da redação do Portal Ecclesia.

Litúrgia Diária - 22/04/2013

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 11,1-18)

 

4ª Semana da Páscoa
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Ju­deia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus. 


2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim. 

6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’. 

10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu.11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesareia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem. 

13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’. 

17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 41)

 

— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!
— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

Evangelho (João 10,1-10)

 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 

6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer.7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas.8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
 

domingo, 21 de abril de 2013

Evangelizando pelas ondas do Rádio..


SEMANA MISSIONÁRIA


As vocações nascem na oração e da oração, destaca Papa

 



Papa Francisco reuniu-se com os fiéis neste domingo, 21, para rezar a oração mariana do Regina Coeli. Neste dia, em que a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Santo Padre concentrou-se sobre a parábola do Bom Pastor. Ele destacou que toda vocação nasce na oração e da oração.

Francisco destacou que o relacionamento que Jesus quer estabelecer com seus amigos é o mesmo que Ele tem com o Pai: uma relação de confiança, de íntima comunhão. E para exprimir esta relação profunda, Jesus usa a imagem do pastor com suas ovelhas: o pastor as chama, elas escutam a sua voz e o seguem.

"É belíssima esta parábola! (...) A voz de Jesus é única! Se aprendemos a distingui-la, Ele nos guia no caminho da vida, um caminho que ultrapassa também o abismo da morte", disse.

Mas em relação a esse chamado de Jesus, o Santo Padre lembrou que nem sempre se sabe reconhecer que se trata da voz de Cristo. Vendo a presença dos jovens em tão grande número, o Papa perguntou a eles se alguma vez já tinham ouvido a voz do Senhor.

"Pergunte a Jesus que coisa ele quer de ti e seja corajoso! Seja corajosa! Perguntem a Ele! (...). As vocações nascem na oração e da oração; e somente na oração podem perseverar e dar fruto".

Por fim, o Papa pediu a intercessão de Maria, a mulher do "sim", para que ajude todos a conhecer a voz de Jesus e segui-la no caminho da vida.

Depois de rezar o Regina Coeli, Papa Francisco recordou as vítimas do terremoto na China e fez um apelo pela paz na Venezuela. Ele disse que acompanha os acontecimento com preocupação e intensa oração e esperança de que se encontrem caminhos justos e pacíficos para superar esse momento difícil no país.

"Convido o povo venezuelano, de modo particular os responsáveis institucionais e políticos, a rejeitar com firmeza qualquer tipo de violência e a estabelecer o diálogo baseado na verdade, no reconhecimento recíproco, na busca do bem comum e no amor pela nação. Peço aos fiéis para rezarem e trabalharem pela reconciliação e pela paz", disse.

Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

Papa ordena dez padres e pede que sejam "pastores" em vez de funcionários

 



O Papa ordenou este domingo 10 padres para a Diocese de Roma, numa missa a que preside na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pedindo-lhes que sejam “pastores” e não funcionários da Igreja.

“Exercitai na alegria e na caridade sincera a obra sacerdotal de Cristo, determinados unicamente a agradar a Deus e não a vós mesmos. Sede pastores, não funcionários! Sede mediadores, não intermediários”, pediu Francisco, na homilia da celebração que decorre no 50.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

O Papa argentino repetiu o que fazia enquanto arcebispo de Buenos Aires e retirou-se, antes da missa, para um momento de oração na sacristia, juntamente com os que iam ser ordenados, para os consagrar à Virgem Maria.

“Peço-vos em nome de Cristo e da Igreja, por favor, não vos canseis de ser misericordiosos. Com o óleo santo dareis alívio aos doentes e também aos idosos: não tenhais vergonha de ter ternura com os idosos”, declarou depois, durante a celebração da Eucaristia.

Numa reflexão sobre o papel dos padres na Igreja Católica, o Papa disse que cada um deles tem a missão de prosseguir a “missão pessoal de mestre, sacerdote e pastor” de Jesus Cristo, ao “serviço do Povo de Deus”.

“Oferecei a todos a Palavra de Deus que vós próprios recebestes com alegria. Lembrai-vos das vossas mães, avós, catequistas, que vos deram a Palavra de Deus, a fé”, prosseguiu.

Francisco destacou a importância da “palavra e do exemplo” na vida de cada padre, chamados a “unir os fiéis numa única família para conduzi-los a Deus”.

"Tende sempre diante dos olhos o exemplo do Bom Pastor, que veio para servir, não para ser servido, e procurar os que estavam perdidos", acrescentou.

O Papa ordenou em seguida os dez padres, impondo as mãos sobre a sua cabeça e ungindo-lhes as próprias mãos, visivelmente emocionado, num momento que se concluiu sob os aplausos da assembleia.

Entre os novos sacerdotes inclui-se um engenheiro argentino, da mesma nacionalidade do Papa, dois indianos, um croata e seis italianos, tendo o mais velho 44 anos e o mais jovem 26.
Fonte: Agência Ecclesia

Da redação do Portal Ecclesia.

sábado, 20 de abril de 2013

MISSA DOMINICAL

A COORDENAÇÃO DO GRUPO TERÇO DOS HOMENS DE JOÃO CÂMARA, COMUNICA QUE NESTE DOMINGO (21/04), A MISSA DOMINICAL PELA MANHÃ ( 7HS ), SERÁ DE RESPONSABILIDADE DO GRUPO.

 PEDIMOS QUE TODOS ESTEJAM COM A CAMISA DO TERÇO.

INFORMAMOS TAMBÉM QUE O GRUPO DISPÕE DE UM BLOG, INFORMANDO NOTICIAS DO GRUPO, DA PARÓQUIA E DA IGREJA CATÓLICA, ALEM DO FACEBOOK:


"Encerramos o encontro com um saldo excelente", destacou dom Damasceno sobre a 51ª Assembleia Geral



A coletiva de imprensa do último dia da 51ª Assembleia Geral da CNBB foi composta pela presidência da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, presidente e arcebispo de Aparecida (SP); dom José Belisário da Silva, vice-presidente e arcebispo de São Luís (MA) e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral e bispo auxiliar de Brasília.

No início da coletiva dom Raymundo saudou os jornalistas presentes e aqueles que acompanharam ao vivo pelo portal A12. O cardeal destacou o trabalho da imprensa e revelou o sentimento de gratidão pelo trabalho que foi realizado durante a 51ª Assembleia. "Estamos gratos e agradecemos o trabalho realizado por vocês durante esses 10 dias que estivemos reunidos aqui em Aparecida", disse.

O presidente da CNBB avaliou que a 51ª Assembleia Geral foi uma ocasião de profunda experiência eclesial. "Estivemos reunidos para rezar, refletir e promover o aprofundamento de nossa comunhão. O resultado desse nosso empenho foi o melhor possível. Encerramos o encontro com um saldo excelente", ponderou.

Durante a coletiva foi feito um balanço das atividades realizadas. Sobre o tema central da Assembleia 2013 "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia", dom Raymundo disse que "já era previsto que seria aprofundado na assembleia desse ano e continuaria sendo levado para as dioceses para novos estudos e somente na assembleia do próximo ano que será apresentado para a aprovação final".

O cardeal explicou que o tema central se situa na busca por uma maior "conversão pastoral" e apontou algumas reflexões sobre o estudo como a cultura dos tempos atuais, o desafio e a necessidade de considerar a mudança de época, o reconhecimento que o lugar privilegiado para realizar uma experiência concreta com Jesus Cristo é a comunidade eclesial e por fim o reconhecimento de que a paróquia é a grande escola da fé, da oração, dos valores e costumes cristãos.

Além do tema central, dois outros assuntos foram destacados na coletiva: o estudo sobre a Questão Agrária e o Diretório para a Comunicação no Brasil. Os dois temas foram amplamente discutidos pelos bispos que decidiram pela continuidade da reflexão antes de se tornarem documentos da CNBB.

Foi destacado também assuntos abordados durante a Assembleia como a Jornada Mundial da Juventude, os textos litúrgicos e a Campanha da Fraternidade.

No final de suas palavras dom Raymundo Damasceno apresentou outros dois frutos da Assembleia que são um subsídio que os bispos estão oferecendo a todos as comunidades para aprofundamento do tema das eleições e uma Nota que foi emitida em defesa dos direitos indígenas e quilombolas, pela rejeição da PEC 215.

Fonte: CNBB

Da redação do Portal Ecclesia
 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Natalense fala para bispos sobre a JMJ


O Padre Carlos Sávio Ribeiro, do clero da Arquidiocese de Natal, Assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e um dos Coordenadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio-2013 falou, ontem, quarta-feira, para os mais de 300 Bispos do Brasil, reunidos em Aparecida-SP. Ele falou sobre a preparação do País para o evento que acontecerá no mês de julho, com a presença de mais de 2 milhões de jovens. 
Padre Sávio comentou sobre o legado positivo da peregrinação da Cruz da JMJ, que já agregou mais de três milhões de jovens por meio do projeto Bote Fé; da Semana Missionária, que acolherá milhares de jovens, em mais de 170 cidades brasileiras; do projeto Cidade da Fé, que contará com a presença de artistas de todo o mundo; da feira do turismo religioso, que antecede à Jornada;  dos subsídios temáticos para jovens, produzidos pela CNBB, e da programação oficial da Jornada Mundial, que receberá o Papa Francisco no Brasil. "Sediaremos o maior evento religioso do mundo, no mês de julho, aqui, no Brasil, e não tenho dúvida de que a Jornada Mundial da Juventude será um divisor de águas na história da evangelização da juventude brasileira", afirmou o Padre Carlos Sávio à imprensa presente em Aparecida-SP.
Foto: Gracielle Reis
Pe. Sávio (de pé) falando para os bispos sobre a Jornada

CNBB publica nota sobre a seca no Nordeste

Os participantes da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada de 10 a 19 de abril, em Aparecida (SP), publicaram, ontem, uma nota sobre a seca no Nordeste. A nota demonstra a solidariedade dos bispos do Brasil pelo sofrimento dos que amargam as consequências da seca que assola a Região Nordeste.
A Assembleia reúne mais de 350 bispos de todo o Brasil. Da Arquidiocese de Natal participam o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e o Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales.
Abaixo, a nota, na íntegra:

Sede de água e de justiça

“Eu estava com fome, e me destes de comer;
estava com sede, e me destes de beber” (Mt 25,35)

Nós, bispos do Brasil, reunidos em Aparecida–SP, na 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, de 10 a 19 de abril de 2013, expressamos nossa solidariedade aos irmãos e irmãs castigados pela maior seca que atinge a região do semiárido nos últimos 40 anos. Fazemos nossos seus sofrimentos e suas dores e nos unimos à sua luta pela superação deste fenômeno, secular e cíclico, que ameaça a vida e o desenvolvimento integral da população. Trata-se de mais de 10 milhões de pessoas diretamente atingidas, em 1.326 municípios, segundo dados da Secretaria da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional (SEDEC/MI).
Os bispos do Nordeste, por várias vezes, assinalaram as consequências de ordem social, econômica, moral e ética provocadas pela seca tais como: a) Migração forçada com a consequente desarticulação e desintegração da família, que fica exposta à máxima penúria; b) tráfico humano, que conduz ao trabalho escravo; c) instrumentalização da extrema vulnerabilidade das pessoas para fins eleitoreiros, em total desrespeito aos valores éticos; d) agravamento da situação econômica relegando milhares de famílias à miséria; e) dizimação da produção agrícola e agropastoril com a morte de rebanhos inteiros, comprometendo o presente e o futuro dos pequenos e médios produtores, além de seu endividamento; f) colapso no abastecimento de água nas áreas urbanas; g) risco de se perderem conquistas econômicas e produtivas fundamentais acumuladas nos últimos dez anos.
O clamor do povo do Nordeste, acolhido pela Igreja, ecoa em documentos históricos como o de Campina Grande, em 1956, e o de João Pessoa - “Eu ouvi o clamor do meu povo (Ex 3,7)” - em 1963. Além disso, a Igreja tem realizado diversas campanhas de doações, promovido inúmeras ações solidárias de apoio às famílias mais atingidas pelo flagelo da seca e participado na luta pela execução de políticas públicas como a construção de cisternas de consumo e de produção.
Apoiamos as “Diretrizes para a convivência com o Semiárido”, lançadas em recente seminário realizado, em Recife-PE, pela Igreja Católica e vários movimentos sociais e sindicais, exigindo que sociedade e governos não pensem no Nordeste apenas em ocasião de seca.
A seca no semiárido é um fenômeno cíclico que se repete sistematicamente. Entretanto, o ciclo de secas “não pode nos fazer pensar que o semiárido brasileiro seja apenas um condicionamento climático e, a longa estiagem, sua intempérie. O semiárido é, antes de tudo, um conjunto de condições próprias de um bioma e, desse modo, exige-nos um novo olhar e a construção de iniciativas diferenciadas” para a convivência nesta região onde vivem 46% da população nordestina e 13% da população brasileira, representando 11% do território nacional. Os 25 milhões de pessoas que aí habitam, aguardam medidas estruturais que facilitem a convivência com esse ecossistema.
Reconhecemos que os Governos têm desenvolvido importantes ações neste momento crítico por que passam os atingidos pela seca. São, no entanto, ações mitigadoras e emergenciais que não resolvem o problema, presente em todo o polígono da seca.
Somente com decidida vontade política e efetiva solidariedade, será possível estabelecer ações que tornem viável a convivência com o semiárido, mesmo no período da seca. Como pastores solidários aos nossos irmãos nordestinos, reivindicamos:
a) A definição e a aceleração de políticas públicas e institucionais permanentes que garantam segurança hídrica e alimentar, incentivando o uso de tecnologias adaptadas à realidade climática da região para captação, armazenamento e distribuição das águas das chuvas;
b) Democratização do acesso à água com a construção de sistemas simplificados de abastecimento de água;
c)  Ações estruturantes como a revitalização e preservação dos rios, lagoas, ribeiras, riachos e da floresta nativa; construção de cisternas de placas e de cisternas “calçadão”; perfuração e equipamentos de novos poços tubulares;
d) Interligação de bacias hidrográficas e de recursos hídricos; construções de diversos tipos de armazenamento de água, bem como de adutoras e canais, para o consumo humano, animal e a produção de alimentos;
e) Ampliação e universalização da aplicação dos recursos financeiros e técnicos a partir do protagonismo das populações locais e de suas organizações, no campo e na cidade;
f)Conclusão urgente das numerosas obras cuja paralisação tem causado graves prejuízos econômicos e sociais;
Que Nossa Senhora Aparecida, cuja casa nos abriga durante a 51ª Assembleia da CNBB, alcance para todos os irmãos e irmãs do Nordeste a força renovadora da esperança, que nasce do coração do Cristo Ressuscitado, vencedor do mal e da morte.

Aparecida, 16 de abril de 2013.
Cardeal D. Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão – MA
Vice-presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

quinta-feira, 18 de abril de 2013

"Quem tem fé tem a vida eterna", explica Papa Francisco


"Quem tem fé, tem a vida eterna, tem a vida. Mas a fé é um dom - é o Pai quem a dá". Foi o que disse o Papa Francisco na homilia da missa celebrada nesta quinta-feira, 18, na Casa Santa Marta. Da celebração participaram os funcionários da Inspetoria de Segurança Pública junto ao Vaticano.

Deus não é uma presença impalpável, uma essência que se expande ao nosso redor sem saber bem o que seja. É uma "Pessoa" concreta, disse o Papa, é um Pai. O trecho do Evangelho de João quando Jesus diz à multidão que "quem crê possui a vida eterna" (Jo 6,47), norteou a reflexão do Papa sobre em qual Deus nós acreditamos:

"Um deus 'no ar', um deus-spray, que está em todos os lugares, mas não se sabe o que seja. Nós acreditamos no Deus que é Pai, que é Filho, que é Espírito Santo, acreditamos em Pessoas. E quando falamos com Deus, falamos com pessoas: ou falo com o Pai, ou falo com o Filho ou falo com o Espírito Santo. E esta é a fé".

No Evangelho, Jesus afirma ainda que ninguém vem até Ele se não for atraído pelo Pai. Essas palavras, afirma Papa Francisco, demonstram que "ir a Jesus, encontrá-lo, conhecê-lo, é um dom".

"Quem tem fé, tem a vida eterna, tem a vida. Mas a fé é um dom - é o Pai quem a dá. Nós devemos continuar este caminho. Todos somos pecadores, temos sempre algo de errado, mas o Senhor nos perdoa. Devemos prosseguir sempre, sem nos desencorajar".

Se fizermos isso, acontecerá o que referem os Atos dos Apóstolos com aquele funcionário que descobriu a fé: e cheio de alegria, prosseguia o seu caminho:

"É a alegria da fé, a alegria de ter encontrado Jesus, a alegria que dá paz: não aquela que dá o mundo, mas a que dá Jesus. Esta é a nossa fé. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer nesta fé, nesta fé que nos fortalece, que nos torna alegres, essa fé que começa sempre com o encontro com Jesus e prossegue sempre na vida com os pequenos encontros cotidianos com Jesus".

No final da missa, o Papa dirigiu um agradecimento especial à Inspetoria de Segurança Pública junto ao Vaticano pelo serviço desempenhado na sociedade, um serviço pelo bem comum, que "requer retidão, vigor, honestidade e serenidade".

Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Seja voluntário! Acolha um peregrino!

Você já pensou em acolher um jovem peregrino durante a Semana Missionária 2013?
Pois bem! Chegou a hora de abrir o seu coração e as portas da sua casa para acolher com alegria um estrangeiro!
Como assim? Você ainda não está sabendo?
Pois é! Em virtude da Jornada Mundial da Juventude que ocorre no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, uma semana antes as Dioceses de todo o Brasil irão acolher os peregrinos provenientes do mundo inteiro. E a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens estará recebendo 50 estrangeiros de 16 a 20 de julho deste ano.
Contamos com a sua colaboração!
Vá hoje mesmo a secretaria paroquial (ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens) e faça a sua inscrição! Acolha 1 ou 2 peregrinos!
 
 

Audiência Geral: "Jamais estamos sós. Deus nos defende sempre!"

 



Quarta-feira é dia de Audiência Geral. A Praça S. Pedro estava lotada de peregrinos em festa, cerca de 80 mil, para este encontro semanal com o Papa Francisco.

Depois de fazer o giro de papamóvel, saudando calorosamente os fiéis na Praça, o Pontífice deu sequência às suas catequeses dedicadas ao Credo, comentando a afirmação “Jesus subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai”.

A vida terrena de Jesus culmina na sua Ascensão, afirmou Francisco, explicando o significado deste fato. Ao entrar na glória de Deus, passando pela Cruz, Jesus nos ensina que a nossa vida cristã exige a fidelidade cotidiana à sua vontade, mesmo quando isso requer sacrifícios e mudanças em nossos planos. 

“Não tenhamos medo de nos dirigir ao Senhor e pedir perdão, bênçãos e misericórdia. Ele nos perdoa sempre. Deus é o nosso advogado. Ele nos defende sempre! Não se esqueçam disso.”

Na narração que São Lucas faz do acontecimento, dois elementos chamam a atenção: enquanto era elevado, Jesus abençoava os discípulos que se prostraram diante dele; em seguida, estes voltaram para Jerusalém cheios de alegria. 

No primeiro caso, o gesto de abençoar significa que Jesus é o único e eterno Sacerdote; que, sendo Deus e homem verdadeiro, conduziu a nossa humanidade para junto de Deus. 

O segundo elemento, ou seja, a alegria dos discípulos, nos ensina que eles sabiam – e nós também o sabemos pela fé - que o Senhor, apesar de aparentemente ter-se separado, permanece sempre com os seus discípulos, não os abandona e na glória do Pai os sustenta, guia e intercede por eles. 

Por isso, ao professar no Credo que Jesus “subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai”, estamos afirmando que Jesus continua no nosso meio, mas de um modo novo. Cristo, junto do Pai, transcende o espaço e o tempo, e por isso pode estar junto de cada um de nós.

“Queridos irmãos e irmãs, a Ascensão não indica a ausência de Jesus. Na nossa vida, jamais estamos sozinhos: o Senhor crucificado e ressuscitado nos guia; conosco, há tantos irmãos e irmãs que, no silêncio e na intimidade, em sua vida familiar e profissional, em seus problemas e dificuldades, em suas alegrias e esperanças, vivem cotidianamente a fé e levam ao mundo a primazia do amor de Deus.” 

Após a catequese, com exceção do espanhol, Francisco saudou em italiano os grupos oriundos de várias partes do mundo.

Dirigindo-se aos peregrinos de língua portuguesa, saudou de modo especial os grupos vindos de Brasília, Uberlândia e São Paulo.


Fonte: News.va

Da redação do Portal Ecclesia
 
 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Dom Jaime fala sobre a seca para bispos do Brasil


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez um pronunciamento na 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, na tarde de ontem, segunda-feira, por ocasião da aprovação da nota de solidariedade dos Bispos do Brasil ao povo nordestino que vive as consequências da seca que assola toda a região. Ele ressaltou a solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB  ao povo do Nordeste.  “Precisamos estar coesos na defesa e implementação de projetos estruturantes e permanentes que garantam os recursos hídricos necessários para a convivência com o semi-árido”, enfatizou o Arcebispo.
A 51ª Assembleia Geral da CNBB acontece na cidade de Aparecida (SP), no período de 9 a 19 de abril, reunindo mais de 350 bispos de todo o Brasil. Da Arquidiocese de Natal, participa também o Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales.
Foto: Pe. Sávio Ribeiro
Dom Jaime (segunda, da direita) durante pronunciamento na Assembleia dos Bispos

Terça-Feira - dia de encontro do terço dos homens

Bom Dia, povo amado de Deus!!!!

Começo o dia com a seguinte passagem da Bíblia:

" Louvai o nosso Deus, todos vós que temeis, pequenos e grandes, pois manifestou-se a salvação, a vitória e o poder do seu Cristo, aleluia!
( Ap 19,5; 12,10)

Hoje é terça-feira dia de louvar e rezar junto com grupo Terço dos Homens, na Igreja Matriz. Queremos avisar que hoje iremos começar mais cedo as 18:30hs, pois as 19hs teremos a missa de 7º dia de Tião do Cal.

Estamos esperando sua presença!!!

Deus abençõe!!!

Papa emérito Bento XVI completa 86 anos nesta terça-feira

 
 
O Papa emérito Bento XVI completa 86 anos de vida nesta terça-feira, 16. Suas virtudes e qualidades se tornaram marcas em seus quase oito anos de Pontificado, que seriam completados nesta sexta-feira, 19.

Para homenageá-lo, os bispos presentes na 51ª Assembleia Geral da CNBB, destacaram as qualidades e marcas deixadas pelo Papa emérito.

A brandura e paternidade de Bento XVI foi destacada pelo Bispo emérito de Campos dos Goytacazes (RJ), Dom Roberto Gomes Guimarães. Ele recordou que após sua eleição, no Conclave de 2005, alguns ficaram receosos, por ele ser alemão, de que fosse muito rígido e, no entanto não foi assim. "Foi um Papa de uma brandura extraordinária, e portanto naquela missão dele de pastor de toda Igreja, fi uma qualidade que se destacou e que era muito necessária".

Outro aspecto destacado por Dom Roberto é a sabedoria de Bento XVI. "É um grande teólogo e, ao mesmo tempo, teve essa visão de pastorear a Igreja em todo o mundo. Se fôssemos numerar tudo aqui seria uma palestra: 'o perfil de Bento XVI'".

O bispo auxiliar da Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, recordou que, entre tantas marcas deixadas por Bento XVI, está a seriedade na questão da vocação do cristão, "de discípulo-missionário". "Ele reforçava muito isso, e toda vez que falava à juventude, valorizava esse aspecto. Um dos pontos que ele sempre trabalhava: não tenham medo ou seja, sejamos convictos da vocação e ousados na nossa transmissão, abordagem no nosso trabalho missionário".

Os ensinamentos sobre a racionalidade da fé, foi destacada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Segundo ele, Bento XVI foi um grande teólogo que demonstrou que, "se a fé tem um coração, uma adesão, também tem bases racionais que precisam ser aprofundadas".

"Diante de um mundo que muitas vezes não raciocina em tantas coisas, esse grande homem, esse grande teólogo, ajudou justamente a colocar essas bases para aquele que realmente acredita, aquele que reza, que tem uma religião, tem uma certa racionalidade naquilo que faz e possa aprofundar sua fé racionalmente, além de sua adesão a Jesus Cristo e a uma vida nova".

Desde o fim de seu Pontificado, no dia 28 de fevereiro, Bento XVI permanece na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde aguarda o término das reformas no Mosteiro Matter Ecclesiae, no Vaticano, onde irá residir.
Fonte: Canção Nova
 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Deus nunca tarda

Existe um ditado popular que diz: “Deus tarda mas não falha”, outro diz: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Nenhum destes ditados tem inspiração bíblica pois Deus nunca tarda, Ele faz tudo ao Seu tempo (Eclesiastes 3:11). Também é fato que Deus não utiliza nada torto, pois seus caminhos são retos (Oséias 14:9). As interpretações errôneas são fruto de um desconhecimento de quem é Deus. Todos já ouvimos sobre Ele, mas a verdade é que conhecemos muito pouco a respeito dEle. É muito mais fácil sermos movidos por emoções do que pelo Espírito de Deus. Esse é um dos principais motivos porque tantas pessoas vivem na superfície de um verdadeiro relacionamento com Deus.

Será que Deus não se cansa de ouvir nossas lamentações todos os dias?

“Deus se esqueceu de mim... Acho que Deus quer que eu seja solteiro...Já estou com certa idade e ainda não me casei... Sonho em ter filhos, mas ainda não tenho um cônjuge...Será que Deus não quer a minha felicidade? Por que tantas pessoas conseguem e eu não consigo? 

Deus não tarda e muito menos falha!

Na verdade o que tem tardado o processo em nossa vida são nossas atitudes imaturas diante do tempo de espera. Ao invés de buscarmos nos preparar para um dia construir uma família, vivemos murmurando pelos cantos por não ter alguém. Muitas vezes estamos muito mais preocupados com o que as pessoas ao seu redor pensam ao nosso respeito do que com o que Deus tem para tratar em nossa vida. Talvez seja mais importante ter alguém ao nosso lado para não ficar para trás em relação aos outros, mas não contribuímos em nada na disposição de sermos tratados por Deus.

Há pessoas que entraram em relacionamentos errados, depois terminam e sofrem por esperar. Saiba que colhemos aquilo que plantamos. Mesmo que você tenha escolhido esperar em Deus, há coisas do passado que ainda refletirão em sua vida hoje. As escolhas erradas custam alto, pois produzem feridas na alma de rejeição, de medo, de frustração que levam muito tempo para serem curadas. As escolhas certas também custam caro, mas a diferença entre estas é que enquanto uma causa grandes prejuízos, a outra produz grandes recompensas: A diferença entre uma má escolha e uma boa escolha é justamente o tempo de espera e o que você faz enquanto espera. Aqueles que entendem o valor dessa fase de espera correm direto ao alvo, enquanto que aqueles que não entendem ficam dando voltas sem chegar a lugar algum.

Outro motivo de que Deus não tarda, é que provavelmente Ele está tratando o seu temperamento. Há pessoas que são extremamente desequilibradas em suas emoções, egoístas, apressadas ou lentas demais, individualistas, sarcásticas, inflexíveis, indisciplinadas, entre outros atributos que colocariam tudo a perder em um relacionamento caso não sejam tratadas.

Então se não é Deus que tarda, na verdade somos nós quem não estamos preparados. E não há possibilidade de Deus abençoar quem não está suficientemente preparado.

Enfim, avalie-se a si mesmo. Permita que Deus lhe mostre o que realmente tem tardado as suas promessas. Faça um compromisso com Deus para uma mudança em sua vida. Quando você estiver maduro perante os olhos de Deus, com certeza o amor vai ter encontrar.

 
 

domingo, 14 de abril de 2013

Sacerdote dá detalhes sobre atual quadro de saúde de padre Zezinho



Num recente artigo publicado em seu blog pessoal, o padre João Carlos de Almeida, conhecido como padre Joãozinho, escreveu algumas notícias sobre a evolução do estado de saúde do padre José Fernandes de Oliveira, o padre Zezinho, que em setembro de 2012 foi acometido por um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.

O sacerdote conta que esteve junto com o padre Zezinho nesta sexta-feira e durante este sábado, 13, em São Paulo (SP) para terminar um livro que terá lançamento em breve. "Percebi padre Zezinho mais ativo e criativo que nunca". Padre Joãozinho conta que o AVC deixou seu amigo com diversos limites. "Um deles foi a falta de autonomia. Os médicos o aconselharam a não dirigir sozinho. Aos poucos ele já foi se superando e hoje dirige seu carro por pequenas distâncias, mesmo dentro de São Paulo. Aparentemente o acidente vascular não afetou nada em sua mobilidade, visão, audição e reflexos. Apenas estava sob observação e, por prudência, não dirigia. Etapa vencida".

Quanto a alimentação e o acompanhamento médico, padre Joãozinho diz que ambos entraram em uma fase mais tranquila e sem a tensão atenção dos inícios. "Todos os que sofrem um AVC ficam como quem foi assaltado dentro da própria casa e espera o ladrão voltar. Aparentemente, no caso de padre Zezinho, foi um episódio isolado que só não foi mais grave pela forma saudável como ele sempre tratou o próprio corpo: sem vícios e vivendo com moderação", diz padre Joãozinho.

"No início o limite mais evidente ficou no campo justamente da comunicação e expressão. Ele tinha muita dificuldade para lembrar nome de pessoas, lugares, funções. Algumas palavras também aparentemente haviam sido como que deletadas de sua memória. Não digitava e falava com dificuldade. Pensava certo. Mas, como ele mesmo dizia, os pensamentos não grudavam nas palavras. A leitura era muito difícil. Não conseguia digitar e era incapaz de cantar suas canções de memória. Apenas assobiava as melodias. Mas cantar mais do que um verso era impossível", esclareceu o sacerdote.

Atualidade

A imagem que ilustra esta matéria, é um indiscreto registro de hoje, 12, feito pelo padre Joãozinho, enquanto Zezinho, com sua bagunça organizada, gravava programas de rádio em seu próprio quarto, em São Paulo.

"Você deve estar estranhando: programas de rádio? Sim. Encontrei um padre Zezinho extremamente empenhado em superar os limites que o AVC lhe deixou. Passados seis meses, ele ainda permanece com falhas perceptíveis na pronúncia. Para procurar uma foto para nosso livro ele me trouxe uma geringonça com, pelo menos, 20 pendrives. Fui procurando a tal foto e achando sem querer seus mais de 300 livros inacabados. São inspirações preciosas que ele teve e continua tendo. Agora tem tempo de concluir sua obra inacabada. Acaba de publicar o livro 'Pensar como Jesus pensou'. Tem mais ao menos cinco livros no prelo em quatro editoras diferentes. Prepara um CD com canções ao Coração de Jesus (dehonianas) que pretende ser uma ajuda na manutenção das obras de formação dos futuros padres. Não canta. Nem consegue ainda. Mas orienta cantores a fazer do jeito que ele faria. Padre Zezinho recuperou completamente seu ritmo de produção literária e continua sendo o modelo de catequista que todos conhecemos", contou o padre.

Para o padre Joãozinho, o que lhe surpreendeu foi ver que ele começa a ensaiar sua volta ao rádio. "Com ajuda de um programa de computador ele grava sozinho em seu próprio quarto e edita suas próprias falas retirando pequenas falhas, gaguejadas, palavras repetidas ou faltantes. Mostrou-me uma gravação de dois minutos que estava simplesmente perfeita. Milagre da tecnologia e da genialidade de alguém criativo o bastante para criar novos poemas e melodias, mas teimoso e humilde o suficiente para reinventar seu modo de comunicar. Como ele mesmo diz: o rio teimosamente encontra o caminho do mar!".

Da redação do Portal Ecclesia